A comunicação é fundamental para o sucesso dos negócios de uma companhia e, grande parte delas — senão todas — conta com um sistema de telefonia empresarial. Como o próprio nome já diz, essa telefonia é, basicamente, a comunicação das empresas por meio de ligações telefônicas — para clientes ou fornecedores, por exemplo.
Nesse sentido, muitas ainda sofrem com custos elevados ou tecnologias ultrapassadas. Quer saber como evitar esses transtornos? Então fique ligado! A seguir, saiba mais sobre como você pode otimizar a telefonia na sua empresa!
Quais os tipos de telefonia empresarial existentes?
Analógico
Esse tipo de PABX é o mais antigo e o que apresenta um custo mais elevado. Geralmente, é utilizado por empresas que não dependem de muitas funcionalidades, mas, ainda assim, pode contar com um sistema de URA. Em aspectos técnicos, além de contar com componentes mais antigos, é projetado apenas para receber linhas fixas comuns.
Digital
Um PABX digital é mais avançado do que o modelo analógico, já que conta com melhor qualidade de voz e recursos mais avançados, como discagem direta para ramal e aumento de volume da ligação, além de poder se conectar a linhas fixas e troncos digitais.
Híbrido
Os PABX híbridos unem as características dos tipos analógico e digital, além de alguns modelos permitirem uma integração com Telefonia IP.
Virtual
O PABX Virtual é o tipo mais moderno atualmente. Como é utilizado por meio de aplicações em smartphones, tablets e computadores, não depende da instalação de equipamentos específicos para seu uso dentro da empresa.
Assim sendo, é possível utilizar ramais virtuais a partir de qualquer lugar com conexão à Internet, facilitando a comunicação e interligando filiais em qualquer lugar do mundo.
Como otimizar a telefonia empresarial?
Utilize um correio de voz
Utilizar um correio de voz na telefonia empresarial é bastante útil, já que, com esse recurso, pode-se evitar perder ligações e salvar recados, por exemplo. Além disso, uma outra vantagem é que, ao utilizá-lo no PABX Virtual, pode-se contar com algumas funções, como o envio de e-mails e gravações de voz.
Conte com uma URA
Uma Unidade de Resposta Audível — mais conhecida como URA — é um dos recursos mais utilizados com o intuito de otimizar a comunicação entre a companhia e seus clientes. Além de permitir a integração da telefonia com sistemas ERP, também é uma forma de estender o atendimento para diferentes horários e dias, fornecendo praticidade e disponibilidade.
Realize pesquisas de satisfação
A pesquisa de satisfação é um recurso bastante útil em sistemas de PABX virtual. Com elas, a empresa pode coletar informações a respeito da qualidade dos serviços que estão sendo prestados, tanto em relação ao sistema de telefonia quanto à própria empresa. Assim, é muito mais fácil saber onde é preciso melhorar.
Quer saber ainda mais sobre como você pode otimizar a telefonia empresarial no seu negócio? Entre em contato conosco agora mesmo e tire todas as suas dúvidas!